Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Tecnologias do Ciop auxiliam na Operação Verão 2019


Início do conteúdo da página
Notícias Gerais

Tecnologias do Ciop auxiliam na Operação Verão 2019

  • Publicado: Sábado, 06 de Julho de 2019, 13h48
  • Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2019, 09h59
Foto: ASCOM/CIOP
Foto: ASCOM/CIOP

Mais câmeras de segurança serão utilizadas em Salinas, Mosqueiro e Outeiro durante a Operação Verão 2019, neste mês de julho. A ampliação do sistema de videomonitoramento foi tratada em reunião na quinta e sexta-feira (4 e 5), por representantes do Centro Integrado de Operações (Ciop) e da empresa Radionews, que presta o serviço.

Serão sete câmeras em Salinas, quatro em Mosqueiro e a tecnologia será online por 24 horas, operando diretamente em Outeiro. Além disso, seis equipamentos foram instalados nas proximidades da ponte do Rio Moju, para proporcionar um monitoramento real do movimento da população nas vias próximas do embarque e desembarque de balsas na Alça Viária. O objetivo é auxiliar nas operações de segurança pública nesse período de veraneio também.

Com o aumento de câmeras, o Centro consta com 29 equipamentos em Salinas, 11 em Mosqueiro, além de instalar, pela primeira vez, o videomonitoramento remoto de três câmeras diretamente no Posto de Comando na praia de Outeiro.

Para a Operação Verão 2019, o Ciop envia um total de 69 militares para reforçar o serviço de atendimento de urgência e emergência 190 na área de segurança pública em Salinas, Mosqueiro, Outeiro e Marabá.
"Nosso objetivo é manter um atendimento eficiente ao cidadão, na área de segurança pública, via 190, e também a qualidade do videomonitoramento, usando tecnologia de ponta para somarmos esforços junto ao Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Sieds)", afirma a diretora interina do Ciop, tenente-coronel Francimar Pinheiro.

 Foto: ASCOM/CIOP

Ainda, de acordo com a oficial, o reforço ocorre tanto na RMB quanto no interior do Estado, pelos núcleos regionais em Altamira, Castanhal, Capanema, Conceição do Araguaia, Marabá, Paragominas, Santarém e Salinas. "Além dos reforços que estamos fazendo no trabalho de videomonitoramento com câmeras em vias públicas, também levamos para locais de grandes fluxos, ampliando o serviço em Salinas e em Mosqueiro, e observando diretamente as vias próximas da praia de Outeiro, pois é uma ferramenta estratégica para combater e prevenir a criminalidade", destaca a diretora.

Tecnologias do CIOp

O atendimento de ocorrências via central de chamadas 190 ocorre pelo sistema I/CAD Intergraph/Computer-Aided Dispatch (Despacho Auxiliado por Computador), mesmo tecnologia usada como referência pela segurança pública nos Estados Unidos, implementado pela multinacional Hexagon Sisgraph, pelo governo do Pará.
Para o serviço de videomonitoramento de segurança pública, o Ciop utiliza o Digifort, que é um sistema de videomonitoramento online, em tempo real, de câmeras instaladas na Região Metropolitana de Belém (RMB) e em seus Núcleos Regionais no interior do Pará (Niops).

Digifort – Essa tecnologia proporciona um trabalho preventivo de segurança pública. As câmeras são instaladas em postes, em vias públicas, a seis metros de altura e têm um giro de 360 graus, o que permite visualizar um espaço de até um quilômetro de distância. O Digifort permite também exportar imagens pelo sistema, o que corrobora com processos e procedimentos investigatórios criminais. As imagens são armazenadas por um período de 30 dias.

I/CAD – O Ciop atua com a plataforma I/CAD no atendimento de chamadas 190, para gerar ocorrências de urgência e emergência em segurança pública. É um sistema de referência para solução de automação de recursos na área.

Além disso, é customizado e cada órgão de segurança pode acessar as informações que lhe convém. Ele já está em expansão para seus Núcleos Integrados, no interior do Pará.

Trânsito – E para quem está na Grande Belém, o Ciop disponibiliza virtualmente imagens ao vivo de nove câmeras situadas nos principais corredores de trânsito da RMB, com visualização online disponível por 24 horas. O projeto "CIOp no trânsito" busca contribuir com a população, em especial com os condutores de veículos, para mostrar vias de trânsito e evitar o tráfego lento em localizações estratégicas da RMB. As imagens podem ser acessadas no site do Centro.

Por Edenice Pereira - Ascom CIOp.

registrado em:
Fim do conteúdo da página